É grande a preocupação hoje em dia dos operadores das aeronaves modernas equipadas com os mais modernos painéis e sistemas de navegação. Manter tudo atualizado é parte preponderante para se manter a segurança de vôo.

Diversas empresas fornecedoras dos painéis enviam, através de assinaturas, as atualizações pela internet, onde os operadores recebem por e-mail ou via conexão on-line suas atualizações e é aí que morre o grande problema - "Como receber e usar corretamente o envio desses dados" ? Geralmente se usa um simples notebook caseiro ou um micro desktop, e aí a cadeia de problemas começou definitivamente.
Como podemos saber se "nosso" computador está preparado para manipular corretamente o recebimento desses dados? Como devemos proceder em caso de falha na conexão de internet ou falha do próprio hardware do computador? Como saber se os dados enviados não estão sendo interceptados e manipulados por vírus ou Hackers? Como saber se nosso instrumento de vôo não será capaz de receber uma atualização com falhas ou corrompida, ou melhor dizendo, com vírus? Nosso Sistema Operacional é indicado ou está atualizado suficientemente para o que pretendemos fazer?
Hoje em dia a grande quantidade de vírus que circula na internet é tão vasta que fica muito difícil saber se nosso computador está ou não totalmente seguro e isento de ataques. Ter um antivírus instalado no computador não garante nenhuma segurança, e mais ainda, quando nós "leigos" (usuários) geralmente baixamos e instalamos sistemas de defesa de uso grátis ou por um determinado período de tempo, não sabemos até onde vai essa dita "segurança grátis", um tipo de proteção geralmente com pouca eficácia (em geral, só 50% de segurança).
Falo isso amigos com experiência de causa pois neste ano já me deparei com duas aeronaves com painel G1000 que foram infectados por vírus de computador e a solução que foi adotada gerou custos elevados. Não só esse modelo de equipamento está sujeito a isso mas muito outros modelos também estão na lista dos possíveis problemas de atualizações futuras. Que tal um FMC, PFD ou MFD com problemas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário