Como se Tornar um Piloto Privado

Pergunta comumente associada ao desejo de voar!

Primeiramente deve ter: DEDICAÇÃO, ESFORÇO, PERSEVERANÇA E TREINO.

O Simulador de Vôo, desde os mais simples e amadores até os sofisticados e profissionais, utilizados pelas grandes companhias aéreas são fundamentais para treinar.

Para obtenção da Licença de PP (Piloto Privado), você terá de freqüentar e obter aprovação em uma Escola de Aviação Civil (método mais seguro) homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a fim de cumprir o programa de instrução teórica e prática estabelecida pelo Manual de Curso de Piloto Privado, com carga horária de no mínimo 260 horas-aula.

Ultrapassadas as etapas do processo ensino-aprendizagem, o aluno, aprovado pela Escola de Aviação Civil, deverá estar em condições de ser submetido às provas elaboradas periodicamente pela ANAC.

Mediante a aprovação dos exames prestados pela ANAC e de posse do CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos) e do CMA (Certificado Médico Aeronáutico), o candidato poderá ingressar em um aeroclube e começar suas aulas práticas de vôo que devem totalizar um mínimo de 35 horas de vôo.

A instrução no equipamento (avião ou helicóptero) deverá respeitar o programa e a carga horária do Manual do Curso de Piloto Privado do Instituto de Aviação Civil - IAC.

Cumprida a instrução teórica e prática na aeronave de instrução, o aeroclube ou escola de aviação civil deverá solicitar, através da SAC ou ANAC, o cheque em vôo por profissionais credenciados pela ANAC do seu piloto-aluno, para a posterior emissão do Certificado de Habilitação Técnica de Piloto Privado.

Comprovados o treinamento em vôo e o cheque feito, a ANAC emitirá a licença e o CHT permanente do candidato.

A Grade Curricular é composta pelas seguintes disciplinas, sob responsabilidade da Escola de Aviação:

⇒ O Sistema de Aviação Civil Internacional e Brasileiro.
⇒ Regulamentos de Tráfego Aéreo/VFR.
⇒ Conhecimentos Técnicos de Aeronaves.
⇒ Teoria de Vôo e Aerodinâmica de Baixa Velocidade.
⇒ Navegação Aérea VFR.
⇒ Meteorologia.
⇒ Segurança de Vôo.

Matérias complementares (não exigidas):

⇒ Higiene, Medicina Aeroespacial e Primeiros Socorros.
⇒ Segurança, Emergência, Sobrevivência na Selva, Mar e Extinção de Fogo.
⇒ Prática de Sobrevivência na Selva, Marinharia e Combate ao Fogo.

Documentos Exigidos para Matrícula na Escola de Aviação:

⇒ Pré-Condição Mínima: 17 anos de idade e Ensino Fundamental Completo (desejável Ensino Médio).
⇒ Cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Serviço Militar, Comprovante de Conclusão do Ensino Fundamental, foto 3x4 e CMA.

Como obter o CMA - Certificado Médico Aeronáutico:

⇒ Os exames necessários ao exercício da atividade aeronáutica estão previstos no RBHA-67 e deverão ser realizados nas Juntas de Saúde dos Hospitais da Aeronáutica ou através de Médicos e Clínicas credenciadas.
⇒ A própria escola de aviação que você estudar apresentará o candidato para que o mesmo obtenha seu CMA.

2 comentários:

  1. Cmte. Ser piloto de aeronaves ao meu ver, deixou de ser um sonho e tornou-se pesadelo, desde os primeiros passos até suas revalidações e recheques, em períodos determinados pelo orgão responsável em habilitções muitas exigências que sabemos serem desnecessárias.

    ResponderExcluir
  2. Pois é anônimo, pelas propagandas existentes muitos se aventuram nessa sem ao menos fazer uma pesquisa antecipada, e só depois é que conseguem ver a raiz do problema que todos nós enfrentamos. Muitos adentram nessa vida de olhos fechados, pensando que emprego na área é a coisa mais fácil do mundo, e não é... mas, se é ou não necessário, as exigências existem e estão aí para serem cumpridas. Ou nos adaptamos ao sistema, ou caimos fora. Eu já pulei fora... o último que sair que apague a luz...

    ResponderExcluir